
LUDENS
Aos moldes de um clube de leitura, Ludens é um encontro
virtual de discussão sobre um jogo multiplataforma.
Todo mês, o Ludens discute um jogo multiplataforma. Os encontros virtuais, gratuitos e abertos, trazem à tona a experiência dos jogadores, narrativa, construção de personagem, ritmo e trilha, entre outros elementos. Sempre aos sábados, com mediação do editor e jornalista João Varella e apoio audiovisual do motion designer João R. Ao fim de cada encontro o jogo do mês seguinte é votado entre os participantes. Não é necessário jogar o jogo para participar do encontro.
PRÓXIMO ENCONTRO

Em outubro discutiremos no Ludens o jogo Doki Doki Literature Club!, desenvolvido pela Team Salvato.
SOBRE O JOGO
A história protagonizada por uma aluna do ensino médio que se junta ao Clube de Literatura da escola e interage com os quatro únicos membros do clube, quatro garotas. O jogo apresenta uma história linear principal, com finais alternativos dependendo das escolhas do. Embora pareça à primeira vista pareça ser um jogo de de romance, ele de fato é um terror psicológico que rompe a “quarta parede”.
ENCONTROS ANTERIORES

SILKSONG
Hornet é capturada e levada para o reino desconhecido de Pharloom, que se diz ser "assombrado por Seda e Música". Ela deve subir ao topo do reino para chegar em uma fortaleza a fim de descobrir porque foi trazida para este reino estranho. Durante o caminho, Hornet se depara com vários oponentes.

DREDGE
Um barco explora uma coleção de ilhas remotas, as profundezas que as cercam e entra em contato com segredos enterrados. O jogo se desenrola em sua capacidade para esquadrinhar fossas submarinas e navegar por terras distantes, mas cuidado com o cair da noite, que vem cheia de perigos.

THE MESSENGER
Enquanto seu vilarejo é sitiado por um exército demoníaco, um jovem ninja parte em uma aventura para entregar um pergaminho fundamental para a sobrevivência de seu clã. O que inicialmente parece ser um clássico jogo de plataforma, logo se torna uma aventura com viagem no tempo.
2025
Animal Well, desenvolvido pela Shared Memory e distribuído pela Bigmode. (JAN)
Nine Sols, desenvolvido e distribuído pela Red Candle Games. (FEV)
Venba, desenvolvido e distribuído pela Visai Games. (MAR)
To the Moon, desenvolvido e distribuído pela Freebird Games. (ABR)
Vampire Survivors, desenvolvido e distribuído pela Poncle. (MAI)
Sifu, desenvolvido pela Sloclap e distribuído pela Sloclap e Kepler Interactive. (JUN)
Esquadrão 51, desenvolvido pela Loomiarts e Fehorama Filmes e distribuído pela Whisper Interactive (Xiamen) Co. (JUL)
The Messenger, desenvolvido pela Sabotage Studio e distribuído pela Devolver Digital (AGO)
DREDGE, desenvolvido pela Black Salt Games e distribuído pela Team17 (SET)
SILKSONG, desenvolvido e publicado pela Team Cherry (OUT)
2024
Alan Wake Remastered, desenvolvido Remedy Entertainment e distribuído pela Microsoft Game Studios. (JAN)
Cocoon, desenvolvido pela Geometric Interactive e distribuído pela Annapurna Interactive. (FEV)
TUNIC, desenvolvido pela TUNIC Team e distribuído pela Finji. (MAR)
Black Book, desenvolvido pela Morteshka e distribuído pela HypeTrain Digital. (ABR)
Portal 2, desenvolvido e distribuído pela Valve Corporation. (MAI)
Hellblade: Senua's sacrifice, desenvolvido e distribuído pela Ninja Theory. (MAI)
Another Crab's Treasure, desenvolvido e distribuído pela Aggro Crab. (JUN)
Braid, desenvolvido e distribuído pela Number None. (JUL)
F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch, desenvolvido pela TiGames e distribuído pela bilibili. (AGO)
Chants of Sennaar, desenvolvido pela Rundisc e distribuído pela Focus Entertainment. (SET)
ABZÛ, desenvolvido pela Giant Squid e distribuído pela 505 Games. (OUT)
Before Your Eyes, desenvolvido pela GoodbyeWorld Games e distribuído pela Skybound Games. (OUT)
TOEM, desenvolvido e distribuído pela Something We Made. (NOV)
The Outer Worlds, desenvolvido pela Obsidian Entertainment e distribuído pela Private Division. (DEZ)
2023
Cult of the lamb, desenvolvido pela Massive Monster e distribuído pela Devolver Digital. (JAN)
Persona 5 Royal, desenvolvido e distribuído pela Atlus. (FEV)
NieR: Automata, desenvolvido pela Platinum Games e distribuído pela Square Enix. (MAR)
Unpacking, desenvolvido pela Witch Beam e distribuído pela Humble Bundle. (ABR)
Endling - Extinction is forever, desenvolvido pela Herobeat Studio e distribuído pela Handy Games. (MAI)
Thomas was alone, desenvolvido pela Bithell Games. (JUN)
Citizen Sleeper, desenvolvido pela Jump Over The Age. (JUL)
Inscryption, desenvolvido pela Daniel Mullins Games. (AGO)
Alien: Isolation, desenvolvido pela Creative Assembly e distibuído pela Sega. (SET)
Kentucky Route Zero, desenvolvido pela Cardboard Computer. (OUT)
The Talos Principle, desenvolvido pela Croteam. (NOV)
Cuphead, desenvolvido pelo Studio MDHR. (DEZ)
2022
A Short Hike, desenvolvido por Adam Robinson-Yu. (JAN)
Disco Elysium: The Final Cut, desenvolvido pela ZA/UM. (JAN)
Hades, desenvolvido pela Supergiant Games. (FEV)
Oddworld: New 'n' Tasty, desenvolvido pela Just Add Water. (MAR)
Outer Wilds: Echoes of the Eye, desenvolvido pela Mobius Digital. (ABR)
Hollow Knight, desenvolvido pela Team Cherry. (ABR)
Spiritfarer, desenvolvido pela Thunder Lotus Games. (MAI)
Inside, desenvolvido pela Playdead. (JUN)
The Stanley Parable, desenvolvido pela Crows Crows Crows. (JUL)
Hand of Fate 2, desenvolvido pela Defiant Development. (AGO)
Bioshock Infinite, desenvolvido pela Irrational Games. (SET)
Control, desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado pela 505 Games. (OUT)
A Plague Tale: Innocence, desenvolvido pela Asobo Studio e lançado pela Focus Entertainment. (NOV)
Gorogoa, desenvolvido pela Buried Signal e lançado pela Annapurna Interactive. (DEZ)
2021
Sayonara Wild Hearts, desenvolvido pelo estúdio sueco Simogo. (JAN)
Undertale, criado pelo desenvolvedor de jogos independentes norte-americano Toby Fox. (FEV)
What Remains of Edith Finch, desenvolvido pela Giant Sparrow. (MAR)
Night in the woods, desenvolvido pela Infinite Fall. (ABR)
Return of the Obra Dinn, desenvolvido pela 3909 LLC. (MAI)
Outer Wilds, desenvolvido pela Mobius Digital. (JUN)
Little Nightmares, desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment. (JUL)
BioShock, desenvolvido pela 2K. (AGO)
Children of Morta, do estúdio Dead Mage. (SET)
Celeste, do estúdio Matt Makes Games em parceria com o estúdio brasileiro MiniBoss. (OUT)
Metro 2033, desenvolvido pela 4A Games e baseado no romance homônimo de Dmitry Glukhovsky. (NOV)
The Procession to Calvary, desenvolvido por Joe Richardson. (DEZ)
2020
Stardew Valley, desenvolvido por Eric Barone / ConcernedApe. (AGO)
Dandara, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury. (SET)
Valiant Hearts, desenvolvido pela Ubisoft Montpellier. (OUT)
Firewatch, desenvolvido pela Campo Santo (NOV)
Untitled Goose Game, desenvolvido pela House House. (DEZ)
O MEDIADOR
JOÃO VARELLA é jornalista e fundador da editora Lote 42, da Sala Tatuí e da Banca Tatuí. Escreveu os livros Videogame Pandemia (Elefante, 2021), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc, 2021), Videogame, a evolução da arte (Lote 42, 2020), 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42, 2014), A agenda (Novo Conceito, 2013) e Curitibocas: diálogos urbanos (Coração Brasil, 2007). Colaborou em veículos de comunicação como IstoÉ Dinheiro, El Economista, Gazeta do Povo, R7, Folha de S. Paulo, UOL e Elástica, entre outros. Apresenta o documentário 12 Moedas (HBO, 2020). Nasceu em Guaíba (RS) em 1985 e mora em São Paulo desde 2009.

APOIO AUDIOVISUAL
JOÃO R é motion designer. Nasceu em Laranjal Paulista, estudou em São Carlos – onde se formou em Imagem e Som pela UFSCar – e morou em São Paulo – onde trabalhou com vídeo e design digital em empresas como a Editora Abril e Itaú. Hoje é freelancer, atendendo a área cultural e vive em Ribeirão Preto. Escritor que praticamente não escreve, músico que raramente pratica, videomaker de vez em nunca, dedica uma porção maior do que deveria de seu tempo livre aos jogos.
