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LUDENS

Aos moldes de um clube de leitura, Ludens é um encontro

virtual de discussão sobre um jogo multiplataforma.

Todo mês, o Ludens discute um jogo multiplataforma. Os encontros virtuais, gratuitos e abertos, trazem à tona a experiência dos jogadores, narrativa, construção de personagem, ritmo e trilha, entre outros elementos. Sempre aos sábados, com mediação do editor e jornalista João Varella e apoio audiovisual do motion designer João R. Ao fim de cada encontro o jogo do mês seguinte é votado entre os participantes. Não é necessário jogar o jogo para participar do encontro. 

PRÓXIMO ENCONTRO
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O jogo escolhido para o encontro extra do mês de maio é Portal 2, desenvolvido e distribuido pela Valve Corporation.

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SOBRE O JOGO

Portal 2 é um videogame de quebra-cabeça em plataformas lançado em 2011. Os jogadores devem navegar por câmaras de teste com uma arma de portal. Guiados pela IA GLaDOS, eles resolvem quebra-cabeças usando portais enquanto descobrem os mistérios da Aperture Science.

ENCONTROS ANTERIORES

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BLACK BOOK
 

Black Book é um RPG sombrio baseado em mitos e folclores eslavos. Você assume o papel de Vasilisa, uma jovem feiticeira em uma jornada para quebrar uma maldição lançada sobre seu amado. Os jogadores são mergulhados em uma versão mítica da Rússia do século XIX.

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TUNIC
 

TUNIC, é um jogo de ação isométrica que leva os jogadores a explorar um território cheio de lendas, poderes ancestrais e monstros. Composto por uma raposa como protagonista, a busca por tesouros, a reconstrução de um livro sagrado e o enfrentamento de desafios em um mundo hostil.

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COCOON
 

Cocoon é um jogo de quebra-cabeça em terceira pessoa no qual você controla uma pequena criatura insectoide explorando mundos desolados por meio de esferas. Cada uma possibilita ao jogador alternar entre diferentes universos e utilizar habilidades únicas, enfrentando criaturas.

2024

Alan Wake Remastered, desenvolvido Remedy Entertainment e distribuído pela Microsoft Game Studios. (JAN)

Cocoon, desenvolvido pela Geometric Interactive e distribuído pela Annapurna Interactive. (FEV)

TUNIC, desenvolvido pela TUNIC Team e distribuído pela Finji. (MAR)

Black Book, desenvolvido pela Morteshka e distribuído pela  HypeTrain Digital. (ABR)

2023

Cult of the lamb, desenvolvido pela Massive Monster e distribuído pela Devolver Digital. (JAN)

Persona 5 Royal, desenvolvido  e distribuído pela Atlus. (FEV)

NieR: Automata, desenvolvido pela Platinum Games e distribuído pela Square Enix. (MAR)

Unpacking, desenvolvido pela Witch Beam e distribuído pela Humble Bundle. (ABR)

Endling - Extinction is forever, desenvolvido pela Herobeat Studio e distribuído pela Handy Games. (MAI)

Thomas was alone, desenvolvido pela Bithell Games. (JUN)

Citizen Sleeper, desenvolvido pela Jump Over The Age. (JUL)

Inscryption, desenvolvido pela Daniel Mullins Games. (AGO)

Alien: Isolation, desenvolvido pela Creative Assembly e distibuído pela Sega. (SET)

Kentucky Route Zero, desenvolvido pela Cardboard Computer. (OUT)

The Talos Principle, desenvolvido pela Croteam. (NOV)

Cuphead, desenvolvido pelo Studio MDHR. (DEZ)

2022

A Short Hike, desenvolvido por Adam Robinson-Yu. (JAN)

Disco Elysium: The Final Cut, desenvolvido pela ZA/UM(JAN)

Hades, desenvolvido pela Supergiant Games. (FEV)

Oddworld: New 'n' Tasty, desenvolvido pela Just Add Water. (MAR) 

Outer Wilds: Echoes of the Eye, desenvolvido pela Mobius Digital. (ABR)

Hollow Knight, desenvolvido pela Team Cherry. (ABR)

Spiritfarer, desenvolvido pela Thunder Lotus Games. (MAI)

Inside, desenvolvido pela Playdead. (JUN)

The Stanley Parable, desenvolvido pela Crows Crows Crows. (JUL)

Hand of Fate 2, desenvolvido pela Defiant Development. (AGO)

Bioshock Infinite, desenvolvido pela Irrational Games. (SET)

Control, desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado pela 505 Games. (OUT)

A Plague Tale: Innocence, desenvolvido pela Asobo Studio e lançado pela Focus Entertainment. (NOV)

Gorogoa, desenvolvido pela Buried Signal e lançado pela Annapurna Interactive. (DEZ)

2021

Sayonara Wild Hearts, desenvolvido pelo estúdio sueco Simogo. (JAN)

Undertale, criado pelo desenvolvedor de jogos independentes norte-americano Toby Fox. (FEV)

What Remains of Edith Finch, desenvolvido pela Giant Sparrow. (MAR) 

Night in the woods, desenvolvido pela Infinite Fall. (ABR)

Return of the Obra Dinn, desenvolvido pela 3909 LLC. (MAI)

Outer Wilds, desenvolvido pela Mobius Digital. (JUN)

Little Nightmares, desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment. (JUL)

BioShock, desenvolvido pela 2K. (AGO)

Children of Morta, do estúdio Dead Mage. (SET)

Celeste, do estúdio Matt Makes Games em parceria com o estúdio brasileiro MiniBoss. (OUT)

Metro 2033, desenvolvido pela 4A Games e baseado no romance homônimo de Dmitry Glukhovsky. (NOV)

The Procession to Calvary, desenvolvido por Joe Richardson. (DEZ)

2020

Stardew Valley, desenvolvido por Eric Barone / ConcernedApe. (AGO)

Dandara, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury. (SET)

Valiant Hearts, desenvolvido pela Ubisoft Montpellier. (OUT)

Firewatch, desenvolvido pela Campo Santo (NOV)

Untitled Goose Game, desenvolvido pela House House. (DEZ)

O MEDIADOR

JOÃO VARELLA é jornalista e fundador da editora Lote 42, da Sala Tatuí e da Banca Tatuí. Escreveu os livros Videogame Pandemia (Elefante, 2021), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc, 2021), Videogame, a evolução da arte (Lote 42, 2020), 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42, 2014), A agenda (Novo Conceito, 2013) e Curitibocas: diálogos urbanos (Coração Brasil, 2007). Colaborou em veículos de comunicação como IstoÉ Dinheiro, El Economista, Gazeta do Povo, R7, Folha de S. Paulo, UOL e Elástica, entre outros. Apresenta o documentário 12 Moedas (HBO, 2020). Nasceu em Guaíba (RS) em 1985 e mora em São Paulo desde 2009.

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APOIO AUDIOVISUAL

JOÃO R é motion designer. Nasceu em Laranjal Paulista, estudou em São Carlos – onde se formou em Imagem e Som pela UFSCar – e morou em São Paulo – onde trabalhou com vídeo e design digital em empresas como a Editora Abril e Itaú. Hoje é freelancer, atendendo a área cultural e vive em Ribeirão Preto. Escritor que praticamente não escreve, músico que raramente pratica, videomaker de vez em nunca, dedica uma porção maior do que deveria de seu tempo livre aos jogos.

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