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LUDENS

Aos moldes de um clube de leitura, Ludens é um encontro

virtual de discussão sobre um jogo multiplataforma.

Todo mês, o Ludens discute um jogo multiplataforma. Os encontros virtuais, gratuitos e abertos, trazem à tona a experiência dos jogadores, narrativa, construção de personagem, ritmo e trilha, entre outros elementos. Sempre aos sábados, com mediação do editor e jornalista João Varella e apoio audiovisual do motion designer João R. Ao fim de cada encontro o jogo do mês seguinte é votado entre os participantes. Não é necessário jogar o jogo para participar do encontro. 

PRÓXIMO ENCONTRO
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O jogo escolhido para o mês de dezembro é Cuphead, desenvolvido pelo Studio MDHR.

SOBRE O JOGO

Cuphead é um jogo de ação com foco em batalhas de chefes, cujos visuais e áudios originais remontam aos desenhos animados dos anos de 1930. Neste mundo de aquarela e animações tradicionais desenhadas à mão, você controla Cuphead ou Mugman, explorando mundos diversos, adquirindo armas, habilidades especiais e desvendando segredos, tudo enquanto tenta quitar uma dívida com o diabo.

ENCONTROS ANTERIORES

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THE TALOS PRINCIPLE
 

The Talos Principle é um jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa. Você é encarregado pelo seu criador de resolver desafios lógicos em ambientes enquanto explora temas filosóficos sobre consciência e existência, quem é você? Qual é o seu propósito? E o que fazer sobre isso?

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KENTUCKY ROUTE ZERO
 

Kentucky Route Zero é um jogo de  aventura dividido em 5 episódios que explora temas da América rural e surrealismo. Os jogadores seguem a jornada de Conway, um entregador, enquanto ele percorre estradas subterrâneas misteriosas no Kentucky em busca de respostas. 

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ALIEN: ISOLATION
 

Alien: Isolation mergulha jogadores em um pesadelo espacial. Amanda Ripley sai em busca de respostas sobre o sumiço de sua mãe e enfrenta um xenomorfo letal em uma estação espacial desolada. Com recursos escassos, a fuga se torna a única esperança nesta experiência survival de horror.

2023

Cult of the lamb, desenvolvido pela Massive Monster e distribuído pela Devolver Digital. (JAN)

Persona 5 Royal, desenvolvido  e distribuído pela Atlus. (FEV)

NieR: Automata, desenvolvido pela Platinum Games e distribuído pela Square Enix. (MAR)

Unpacking, desenvolvido pela Witch Beam e distribuído pela Humble Bundle. (ABR)

Endling - Extinction is forever, desenvolvido pela Herobeat Studio e distribuído pela Handy Games. (MAI)

Thomas was alone, desenvolvido pela Bithell Games. (JUN)

Citizen Sleeper, desenvolvido pela Jump Over The Age. (JUL)

Inscryption, desenvolvido pela Daniel Mullins Games. (AGO)

Alien: Isolation, desenvolvido pela Creative Assembly e distibuído pela Sega. (SET)

Kentucky Route Zero, desenvolvido pela Cardboard Computer. (OUT)

The Talos Principle, desenvolvido pela Croteam. (NOV)

2022

A Short Hike, desenvolvido por Adam Robinson-Yu. (JAN)

Disco Elysium: The Final Cut, desenvolvido pela ZA/UM(JAN)

Hades, desenvolvido pela Supergiant Games. (FEV)

Oddworld: New 'n' Tasty, desenvolvido pela Just Add Water. (MAR) 

Outer Wilds: Echoes of the Eye, desenvolvido pela Mobius Digital. (ABR)

Hollow Knight, desenvolvido pela Team Cherry. (ABR)

Spiritfarer, desenvolvido pela Thunder Lotus Games. (MAI)

Inside, desenvolvido pela Playdead. (JUN)

The Stanley Parable, desenvolvido pela Crows Crows Crows. (JUL)

Hand of Fate 2, desenvolvido pela Defiant Development. (AGO)

Bioshock Infinite, desenvolvido pela Irrational Games. (SET)

Control, desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado pela 505 Games. (OUT)

A Plague Tale: Innocence, desenvolvido pela Asobo Studio e lançado pela Focus Entertainment. (NOV)

Gorogoa, desenvolvido pela Buried Signal e lançado pela Annapurna Interactive. (DEZ)

2021

Sayonara Wild Hearts, desenvolvido pelo estúdio sueco Simogo. (JAN)

Undertale, criado pelo desenvolvedor de jogos independentes norte-americano Toby Fox. (FEV)

What Remains of Edith Finch, desenvolvido pela Giant Sparrow. (MAR) 

Night in the woods, desenvolvido pela Infinite Fall. (ABR)

Return of the Obra Dinn, desenvolvido pela 3909 LLC. (MAI)

Outer Wilds, desenvolvido pela Mobius Digital. (JUN)

Little Nightmares, desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment. (JUL)

BioShock, desenvolvido pela 2K. (AGO)

Children of Morta, do estúdio Dead Mage. (SET)

Celeste, do estúdio Matt Makes Games em parceria com o estúdio brasileiro MiniBoss. (OUT)

Metro 2033, desenvolvido pela 4A Games e baseado no romance homônimo de Dmitry Glukhovsky. (NOV)

The Procession to Calvary, desenvolvido por Joe Richardson. (DEZ)

2020

Stardew Valley, desenvolvido por Eric Barone / ConcernedApe. (AGO)

Dandara, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury. (SET)

Valiant Hearts, desenvolvido pela Ubisoft Montpellier. (OUT)

Firewatch, desenvolvido pela Campo Santo (NOV)

Untitled Goose Game, desenvolvido pela House House. (DEZ)

O MEDIADOR

JOÃO VARELLA é jornalista e fundador da editora Lote 42, da Sala Tatuí e da Banca Tatuí. Escreveu os livros Videogame Pandemia (Elefante, 2021), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc, 2021), Videogame, a evolução da arte (Lote 42, 2020), 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42, 2014), A agenda (Novo Conceito, 2013) e Curitibocas: diálogos urbanos (Coração Brasil, 2007). Colaborou em veículos de comunicação como IstoÉ Dinheiro, El Economista, Gazeta do Povo, R7, Folha de S. Paulo, UOL e Elástica, entre outros. Apresenta o documentário 12 Moedas (HBO, 2020). Nasceu em Guaíba (RS) em 1985 e mora em São Paulo desde 2009.

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APOIO AUDIOVISUAL

JOÃO R é motion designer. Nasceu em Laranjal Paulista, estudou em São Carlos – onde se formou em Imagem e Som pela UFSCar – e morou em São Paulo – onde trabalhou com vídeo e design digital em empresas como a Editora Abril e Itaú. Hoje é freelancer, atendendo a área cultural e vive em Ribeirão Preto. Escritor que praticamente não escreve, músico que raramente pratica, videomaker de vez em nunca, dedica uma porção maior do que deveria de seu tempo livre aos jogos.

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